A 80 dias para as eleições municipais, o ex-prefeito Carlos Eduardo (PSD) lidera a corrida pela Prefeitura do Natal com 36,13% das intenções de votos, conforme pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto EXATUS, a pedido do jornal AGORA RN. Esse percentual é quase equivalente à soma das citações dos outros cinco pré-candidatos à Prefeitura Municipal, que juntos alcançaram 38,52% das intenções de voto.
Em segundo lugar no cenário estimulado – quando os nomes dos pré-candidatos são apresentados aos eleitores consultados -, aparece o deputado federal Paulinho Freire (União Brasil), com 19% das citações, seguido pela deputada federal Natália Bonavides (PT), com 12,38% e o ex-deputado federal Rafael Motta (Avante), mencionado por 5,13%.
Camila Barbosa (Psol) foi citada por 1,63%; Nando Poeta (PSTU), por 0,38% e Heró (PRTB), por 0,13%. Dos 800 eleitores consultados pelo Instituto EXATUS, 16,38% responderam que, diante dos nomes apresentados, preferem votar em “nenhum/branco/nulo”. Outros 8,88% não souberam ou não quiseram responder à pesquisa.
Carlos Eduardo lidera também o cenário espontâneo – quando o eleitor diz o nome do pré-candidato -, com 15% das intenções de votos. Em seguida, aparecem Paulinho Freire, com 10,75%; Natália Bonavides, com 5,13%; o prefeito Álvaro Dias (Republicanos) ou o “candidato de Álvaro Dias”, com 1,13% e Rafael Motta, com 0,63% das citações.
O senador licenciado Rogério Marinho (PL) foi citado por 0,25%. Em seguida, empatados, aparecem a presidente da Agência de Fomento do RN, Márcia Maia (PDT), o senador Styvenson Valentim (Podemos), o comunicador Luiz Almir, Erinaldo Gomes, Ermínio Félix e “qualquer um, menos o candidato de Álvaro Dias”, com 0,13%.
Não souberam ou não quiseram responder, 43,63% dos eleitores consultados. Outros 22,75% responderam votar em nenhum, branco ou nulo.
A pesquisa Exatus está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número RN-07834/2024, foi realizada nos dias 12 e 13 de julho por uma equipe de oito entrevistadores, dois supervisores e um estatístico, que ouviram 800 eleitores nas quatro zonas de Natal, segundo o sexo, idade, grau de instrução e renda. A margem de erro é de 3,46 pontos percentuais, para mais ou para menos, com 95% de confiança.
Deixe um comentário