Styvenson lidera com 48% na soma de votos para o Senado no Rio Grande do Norte, aponta pesquisa Media

Compartilhe:


Pesquisa realizada pelo Instituto Media divulgada nesta segunda-feira(22) pelo jornal O Potengi revela um cenário competitivo na corrida pelas duas vagas ao Senado Federal no Rio Grande do Norte com ampla liderança do senador Styvenson Valentim (PSDB).

Na somatório das duas vagas do cenário estimulado, em que o eleitor pôde citar dois nomes, o atual senador Styvenson Valentim (PSDB) lidera com 48,0% das intenções de voto. Logo em seguida aparece a atual governadora Fátima Bezerra(PT), com 33,5%, Zenaide Maia aparece com 27,8% e Álvaro Dias com 26,7%, tecnicamente empatados dentro da margem de erro.

Na sequência, surgem Carlos Eduardo Alves (11,9%), Coronel Hélio(7,1%) e Jean Paul Prates (5,2%). Os eleitores que afirmaram não saber ou não responder somam 32,7%, enquanto 7,1% declararam intenção de votar em branco ou nulo para ambas as vagas.

1ª opção de voto

Na pesquisa estimulada para o 1º voto ao Senado, o senador Styvenson Valentim (PSDB) lidera com 29,8% das intenções de voto no Rio Grande do Norte. Em segundo lugar aparece a governadora Fátima Bezerra (PT), com 14,7%, seguida pela senadora Zenaide Maia (PSD), que registra 12,2%, e pelo ex-prefeito de Natal Álvaro Dias (Republicanos), com 11,4%.

Mais atrás estão Carlos Eduardo Alves (PSD), com 5,2%, Coronel Hélio (PL), com 3,0%, e Jean Paul Prates (PDT), que soma 2,1%. Os eleitores que não souberam ou preferiram não responder totalizam 18,2%, enquanto 3,4% declararam voto branco ou nulo.

2ª opção de voto


Na simulação do segundo voto para o Senado, que exclui o nome escolhido como primeira opção, os percentuais revelam um cenário igualmente equilibrado. A governadora Fátima Bezerra (PT) lidera com 18,8%, seguida de perto pelo senador Styvenson Valentim (PSDB), que registra 18,2%.

Na sequência aparecem Zenaide Maia (PSD) com 15,6% e Álvaro Dias (Republicanos) com 15,3%, confirmando uma disputa acirrada entre os principais nomes na corrida pela segunda vaga ao Senado potiguar.
Outros candidatos pontuam abaixo dos 10%: Carlos Eduardo Alves (PSD) com 6,7%, Coronel Hélio (PL) com 4,1% e Jean Paul Prates (PDT) com 3,1%. Os eleitores indecisos ou que não responderam somam 14,5%, enquanto os votos brancos ou nulos alcançam 3,7%.

A pesquisa também avaliou a probabilidade de voto entre os pré-candidatos ao Senado. 43,2% dos entrevistados afirmaram que votariam com certeza em Styvenson Valentim, enquanto 28,0% disseram ter voto fechado em Fátima Bezerra para uma das duas vagas ao Senado.

No quesito rejeição, Fátima Bezerra lidera, com 35,2% dos eleitores afirmando que não votariam nela de forma alguma. Em seguida aparecem Carlos Eduardo Alves(26.0%), Zenaide Maia(23%), Coronel Hélio, Jean Paul Prates e Styvenson Valentim com 19% cada e Álvaro Dias fechando a lista com 15,2% de rejeição.

O levantamento ouviu 2.000 eleitores, entre os dias 14 e 16 de dezembro de 2025 em 71 municípios do Rio Grande do Norte. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2024. Portal Potiguar News. Todos os direitos reservados.