Sesap confirma caso de superfungo em hospital da PM em Natal

Compartilhe:


A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) confirmou um caso do fungo Candida auris em paciente internado no Hospital Central Coronel Pedro Germano, o Hospital da Polícia Militar, em Natal.

A identificação foi feita após dois exames no Laboratório Central do Estado (Lacen).

Segundo a pasta, trata-se de um homem que permanece em isolamento e é tratado por outra enfermidade.

Em nota, a Sesap informou que “as equipes do hospital estão atuando de forma a evitar a contaminação de demais pacientes, bem como dos profissionais, assim como as equipes de vigilância em saúde estão realizando o monitoramento e rastreio do caso”.

A secretaria esclareceu ainda que “a contaminação pelo fungo identificado ocorre apenas de forma direta, por contato, não tendo alto nível de contaminação”.

A Candida auris é considerada um fungo emergente, identificado em humanos em 2009, no Japão, e pode apresentar resistência a antifúngicos, segundo o Ministério da Saúde.

Confira a nota na íntegra:
“A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), após a realização de dois exames no Laboratório Central do estado, confirma a identificação da ocorrência do fungo Cândida auri em um paciente internado no Hospital Central Coronel Pedro Germano.

O homem está em isolamento, sendo tratado por outra enfermidade. As equipes do hospital estão atuando de forma a evitar a contaminação de demais pacientes, bem como dos profissionais, assim como as equipes de vigilância em saúde estão realizando o monitoramento e rastreio do caso.

A contaminação pelo fungo identificado ocorre apenas de forma direta, por contato, não tendo alto nível de contaminação


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2024. Portal Potiguar News. Todos os direitos reservados.