A 31 dias do primeiro turno das eleições, a campanha pela Prefeitura de São Paulo segue com três candidatos tecnicamente empatados na liderança, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (5). O deputado federal Guilherme Boulos (Psol) tem 23%, seguido pelo influenciador digital Pablo Marçal (PRTB) e pelo atual prefeito Ricardo Nunes (MDB), ambos com 22%.
Na pesquisa anterior, divulgada em 23 de agosto, Marçal havia crescido sete pontos percentuais, o que o deixou empatado tecnicamente na liderança. Há duas semanas, Boulos também estava numericamente à frente, com os mesmos 23%. Marçal tinha 21%, e Nunes, 19%.
A deputada Tabata Amaral (PSB) oscilou de 8% para 9%, e passou o apresentador José Luiz Datena (PSDB), que tinha 10% e agora tem 7%. Eles também estão em empate técnico, considerada a margem de erro, de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
Marina Helena (Novo) registrou 3%. Bebeto Haddad (DC) e Ricardo Senese (UP) registraram 1% cada um. João Pimenta (PCO) e Altino Prazeres (PSTU) não pontuaram. Declararam que vão anular, votar em branco ou em nenhum dos candidatos 8% dos eleitores. Os indecisos são 4%.
De acordo com essa rodada do Datafolha, Nunes foi o único a registrar oscilação positiva maior, de três pontos. O pior desempenho ficou para Datena, que tinha 10% há duas semanas e oscilou 3 pontos para baixo.
Com os números recentes, Nunes volta a encostar em Marçal, seu adversário mais importante até o momento. O influenciador, conhecido pelo uso massivo das redes sociais e pelo comportamento controverso em entrevistas e debates, avançou sobre o eleitorado bolsonarista.
Rejeição e segundo turno
O percentual de eleitores que disseram não votar de jeito algum em Marçal aumentou para além da margem de erro. O candidato tinha 34% de rejeição no fim de agosto e agora tem 38%. Boulos, até então o mais rejeitado, manteve os mesmos 37%.
Na sequência vem o Datena (32%) e Nunes, que registrou 21%, menor que os 25% da rodada anterior.
O Datafolha testou três cenários de um eventual segundo turno. Nunes e Boulos venceriam Marçal. No embate entre o prefeito e o influenciador, Nunes o derrotaria por 53% a 31%. O deputado do Psol teria 45% ante 39% do adversário do PRTB. Se o segundo turno fosse entre Nunes e Boulos, o prefeito teria 49% a 37%.
Deixe um comentário