Integrantes da equipe econômica do governo Lula avaliam que o fim da escala 6×1 tem ambiente para avançar no Congresso neste primeiro semestre. O Planalto, porém, admite retirar apoio caso a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) gere insegurança jurídica.
A proposta ganha apoio na centro-esquerda e avança entre parlamentares da direita, o que pode reduzir resistência.Estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) aponta que a redução para 40 horas semanais teria impacto semelhante ao de reajustes do salário mínimo, com aumento médio de 7,84% no custo do trabalho formal, considerado absorvível pela maioria das empresas.
A equipe defende transição gradual e texto negociado para evitar excesso de exceções.A Confederação Nacional da Indústria estima custo de R$ 178 bilhões em caso de jornada de 36 horas, enquanto o agronegócio projeta defasagem de vagas entre 20% e 25%.Governistas citam possível ganho de produtividade e menor pressão sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).







Deixe um comentário