Por Saulo Medeiros
Enquanto a pressão aumenta diante do projeto de anistia para os envolvidos nos atos de 8 de janeiro, o Potiguar News resolveu ouvir os integrantes da bancada federal do Rio Grande do Norte sobre que posição tomariam caso a matéria venha a ser pautada.
No geral, se coubesse ao Rio Grande do Norte, o projeto para anistiar completamente e sem distinção os envolvidos no 8 de janeiro, com exceção dos deputados Fernando Mineiro e Natália Bonavides que são contrários a proposta, o projeto seria aprovado.
Os deputados General Girão, Robinson Faria, Sargento Gonçalves (ambos do PL) e Carla Dickson(UB), são a favor.
O restante da bancada federal potiguar, os deputados João Maia(PP), que não quis responder e Benes Leocádio(UB), ainda nao definiu seu posicionamento.
Rota 22
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) chega ao Rio Grande do Norte nesta quinta-feira (10) para cumprir uma agenda de compromissos políticos. A visita integra o movimento “Rota 22 PL RN”.
Agenda
Na sexta-feira (11), a partir das 7h, Bolsonaro irá se reunir com apoiadores em um ponto de encontro na Avenida Engenheiro Roberto Freire, no CCAB Sul. De lá, segue a rota para o interior com paradas em Tangará, Acari e Jucurutu.
Presenças e ausências
O ex-prefeito de Natal, Álvaro Dias, confirmou que estará presente e acompanhará a agenda de Bolsonaro no Estado.
Enquanto isso, o prefeito de Mossoró e pré-candidato ao Governo, Allyson Bezerra, e o senador e pré-candidato a reeleição, Styvenson Valentim, não confirmaram presença na agenda do ex-presidente.
A ‘Rainha do Pix’…
Desde 2020, quando foram criadas as emendas Pix – aquelas em que o dinheiro entra diretamente nas contas de Estados e Municípios, sem necessidade de projeto e fiscalização – os senadores que mais utilizaram o mecanismo foram Zenaide Maia (PSD-RN), Jayme Campos (União-MT) e Davi Alcolumbre (União-AP), atual presidente do Senado.
É o que mostra a Plataforma Central das Emendas,que em parceria com a PUC-Rio, reúne todos os dados disponíveis sobre emendas parlamentares desde 2015. Só no ano passado, Campos e Alcolumbre destinaram a emendas Pix metade do valor ao qual têm direito: R$ 34,8 milhões, cada. Zenaide, um pouco menos: R$ 32 milhões. Só não devem ter feito mais porque a Constituição determina que 50% das emendas individuais têm que, obrigatoriamente, serem destinadas à Saúde.
Coincidência…
Uma curiosa coincidência. O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, arquivou a ação judicial sobre o cartão de vacina supostamente fraudado por Jair Bolsonaro 10 dias após o deputado Gustavo Gayer (PL-GO) requerer oficialmente dados dos cartões de vacina dos ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Lewandowski (Justiça, ex-STF), entre outros. Em tempo, vacina é importante e salva vidas.
Os Postos das Facções
O crime organizado está investindo no mercado de combustíveis do Brasil e alcança novos patamares, com facções como o PCC e Comando Vermelho se infiltrando em toda a cadeia produtiva. Segundo informações do Instituto Combustível Legal (ICL), essa expansão não se limita a casos isolados, mas representa uma estrutura organizada que visa maximizar lucros ilícitos.
A estimativa é que o PCC, sozinho, controla cerca de 1.100 postos de combustíveis em todo o país.
Atuação no RN
A atuação das facções não se restringe a estados específicos do Sul e Sudeste, mas praticamente todo o território nacional. Da região Centro-Oeste, como Goiás e Mato Grosso, ao Nordeste, como o Rio Grande do Norte, que segundo o relatório, 20 postos de combustíveis são controlados pelo Comando Vermelho no Estado.
Janja esbanja
As recentes viagens da primeira-dama do Brasil Rosângela Silva, a Janja, ao Japão e a Paris – sem a companhia do presidente Lula da Silva – reforçaram as críticas da oposição e as viagens continuam mesmo após o TCU fazer série de recomendações. Janja foi a Paris em agenda oficial de quatro dias (mas apenas dois foram de evento), representando o Brasil em fórum de nutrição, mesmo sem ter cargo no Governo. Ela levou quatro assessores da Presidência.
Sem transparência
O Governo também não colabora para a transparência do chamado Custo Janja. O chefe da Casa Civil, Rui Costa, será chamado à Câmara dos Deputados, para prestar esclarecimentos a respeito da decisão do Governo de impor sigilo de 100 anos sobre informações relacionadas à primeira-dama.
Márcio Macêdo, da Secretaria-Geral, também será convidado para tratar dos gastos com cartões corporativos da Presidência, com foco especial nos usados pelo staff de Janja. Os requerimentos são dos deputados Marcos Pollon (PL-MS) e Evair de Melo (PP-ES).
Sem preocupação
Para o governo que tem o ministro Alexandre de Moraes como principal aliado, a falta de transparência de Janja não é nenhum problema.
Bet’s
O Banco Central não tem como impedir que o dinheiro do Bolsa Família e de outros benefícios sociais sejam utilizados em apostas nas Bets. A informação foi passada durante reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito das Bets, realizada nesta semana no Senado. Participaram da audiência o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, e o secretário-executivo do banco, Rogério Lucca.
Apesar do pedido de vários senadores, Galípolo informou que, por causa das obrigações legais para proteger os dados pessoais e o sigilo bancário, o BC não pode bloquear o Pix de apostadores que recebem o Bolsa Família. Segundo ele, o órgão também não tem poder para bloquear as chaves Pix das bets que recebem os recursos do programa social.
Em cima do muro?
Se alguém tinha dúvidas sobre o porquê de Lula fica em cima do muro na guerra Rússia x Ucrânia, eis um dos principais motivos. Dilma Rousseff foi reconduzida à presidência do banco dos BRICS com o voto de Vladimir Putin. Se o russo dissesse ‘não’, os outros países vetariam. Rússia e China mandam no bloco. O banco financia bilhões de reais em projetos de infraestrutura no Brasil e países membros.
Soberania
Algo muito sério está acontecendo na fronteira do Brasil com a Venezuela. Esse é a informação extra-oficial que chegou a deputados em Brasília. Tropas do exército de Nicolás Maduro estariam atravessando a fronteira atrás de venezuelanos fugitivos. O deputado Nicoletti (União-RR) apresentou requerimento para que seja criada Comissão Externa, destinada a tratar da crise de Segurança Pública na fronteira do Brasil.
Provocação
A visita de Antonio Rueda, presidente do União Brasil, ao ex-presidente Jair Bolsonaro foi vista como provocação entre petistas próximos ao presidente Lula. Além de a legenda manter três ministérios na Esplanada, o União – sonha com a vice de Lula na chapa à reeleição em 2026.
Raios X
No último dia 8 de Março, foi comemorado o Dia Internacional da Mulher, mas o Brasil não tem muito o que comemorar. Em 2024, a Central Ligue 180 registrou estupendas 691 mil ligações em todo o País, aumento de 21,6% comparado a 2023. O canal também apresentou alta no número de denúncias, que passou de 114.626 em 2023 para 132.084. Os tipos de violência mais reportadas são: psicológica (101.007); física (78.651); e patrimonial (19.095).
Sísifo
O mais inteligente dos mortais, segundo a mitologia grega, Sísifo enganou e desafiou os deuses repetidas vezes e foi castigado com a obrigação de rolar uma grande pedra montanha acima por toda a eternidade. O mito de Sísifo, facilmente, pode ser aplicado à batalha bolsonarista para garantir a aprovação do Projeto de Anistia aos vândalos de 8 de janeiro.
Tempo Perdido
O cantor e compositor Renato Russo, que completaria 65 anos no dia 27 de março, ainda faz História com seu legado. Com repertório de 157 obras e 327 fonogramas, suas músicas atravessam gerações.
A canção “Tempo Perdido” é a música mais ouvida do artista nos últimos anos, segundo levantamento do Ecad. As outras duas, respectivamente, são seus sucessos “Será” e “Pais e filhos.
Frase
“Sem transparência não há democracia”
– Luiz Inácio Lula da Silva
Deixe um comentário