Toffoli anulou provas contra pai de Fábio Faria nas operações Dama de Espadas e Anteros

Compartilhe:


A Polícia Federal identificou, no celular do empresário Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master, mensagens que indicariam conversas com o ex-ministro das Comunicações Fábio Faria a respeito de um julgamento no STF. As informações foram divulgadas pelo portal Metrópoles.

As mensagens tratariam de uma ação indenizatória relacionada ao controle de preços no setor sucroalcooleiro nas décadas de 1980 e 1990, envolvendo a Usina Alcídia, em Teodoro Sampaio.

A relação entre Fábio Faria e Toffoli também trouxe à tona a decisão do ministro que beneficiou Robinson Faria, pai do ex-ministro.

O ministro do Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), anulou em janeiro de 2023 as provas reunidas contra o deputado federal Robinson Faria (PL) nas operações Dama de Espadas e Anteros. As investigações foram conduzidas pelo Ministério Público em 2015 e 2017, respectivamente.

Na decisão monocrática, Toffoli considerou que houve “vício de origem” na obtenção das provas colhidas na Operação Dama de Espadas, o que teria contaminado os elementos reunidos posteriormente na Operação Anteros, desdobramento da investigação inicial.

Deflagrada em 2015, a Operação Dama de Espadas apurou suspeitas de desvios de recursos na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte no período em que Robinson Faria presidiu a Casa. Já a Operação Anteros, deflagrada em 15 de agosto de 2017, investigou suposta tentativa de obstrução da Justiça, com possível “compra de silêncio” de testemunhas.

Durante a Anteros, foram cumpridos mandados de busca e apreensão e houve a prisão temporária de assessores ligados ao então governador. A decisão de Toffoli anulou as provas que sustentavam as acusações nas duas operações.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2024. Portal Potiguar News. Todos os direitos reservados.