A vereadora Thabatta Pimenta, de Natal, confirmou que será pré-candidata a deputada federal nas eleições de 2026. Em entrevista concedida na última quarta-feira (12) à TV Agora RN, a parlamentar afirmou que o projeto vem sendo construído junto a outras lideranças nacionais com o objetivo de formar a primeira bancada trans da Câmara dos Deputados, ao lado de Erika Hilton (Psol-SP) e Duda Salabert (PDT-MG).
“A nossa pré-candidatura é a deputada federal. Há um chamamento de outras figuras trans de todo o País. Nós estamos criando um movimento nacionalizado, que é, além de tudo, ter a primeira bancada trans do Congresso Nacional”, declarou.
Thabatta destacou que a iniciativa surge como resposta à falta de representatividade e defesa dos direitos humanos no Legislativo.
“A gente está vendo aí bancada da bala, bancada tratorando o direito de tantas outras pessoas. E por que não também ter essa bancada e ter esse recorte do Nordeste, de ser a primeira mulher trans e travesti, mãe atípica nordestina, chegando na Câmara Federal?”, questionou.
A vereadora também confirmou que mantém diálogo com a federação formada por PT, PV e PCdoB e avalia disputar o pleito por um dos partidos do grupo. Embora ainda filiada ao Psol, ela afirmou que a mudança de legenda depende de autorização da sigla, que tem resistido à sua saída.
“O que eu estou pedindo do meu partido, tanto a nível estadual como federal, é avaliar o que está em jogo, não só aqui, mas de uma forma nacional. Eu estive com a presidente nacional do Psol e disse assim: ‘olha, não bate a conta’. Eu não quero que aconteça a mesma coisa que aconteceu a outra vez”, afirmou.
Em 2022, Thabatta obteve mais de 40 mil votos ao disputar o cargo pelo PSB. Segundo ela, caso tivesse concorrido pela federação PT-PV-PCdoB, teria sido eleita, já que a coligação ficou próxima de alcançar uma terceira vaga para a Câmara Federal.







Deixe um comentário