Sub Judice: Souza vence em Areia Branca mas aguarda decisão da Justiça

Compartilhe:


Por João Paulo Jales

O ex-prefeito e ex-deputado estadual Souza Neto (União Brasil) venceu a eleição em Areia Branca com 52,28% dos votos válidos, totalizando 9.710 votos. O candidato governista, vice-prefeito Bruno Filho (PSDB), alcançou 46,35%, com 8.608 votos. Apesar da vitória nas urnas, a situação de Souza ainda é incerta, uma vez que sua candidatura está sob a condição de “Anulado Sub Judice”, conforme registrado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Souza foi condenado pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) em maio deste ano por ato de improbidade administrativa, resultando na perda dos direitos políticos por seis anos. No entanto, o ex-prefeito conseguiu uma liminar que lhe permitiu concorrer ao pleito, mas a decisão final sobre sua elegibilidade ainda será definida pelo Judiciário.

Com uma vantagem de pouco mais de mil votos, Souza derrotou a aliança formada entre a prefeita Iraneide Rebouças (PSDB) e o vice-prefeito Bruno Filho, que, apesar de ser um tradicional adversário dos tucanos, compôs a chapa governista na tentativa de manter o grupo no poder. A estratégia de Souza foi clara: vencer as eleições e, assim, pressionar o Judiciário a revisar a condenação e garantir sua posse no cargo.

A situação política em Areia Branca agora depende dos próximos desdobramentos jurídicos. Se a decisão do TJRN for mantida, Souza não poderá assumir o mandato, e uma nova eleição pode ser convocada no município.

Souza Neto governou Areia Branca entre 2005 e 2012 e exerceu mandatos de deputado estadual de 2015 a 2022. Caso tenha os direitos políticos restituídos, ele poderá reassumir o comando do Executivo Municipal e retornar à gestão da cidade onde construiu sua carreira política. Até lá, o futuro da administração em Areia Branca segue indefinido.

O Potengi


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2024. Portal Potiguar News. Todos os direitos reservados.