O número de professores temporários no Rio Grande do Norte aumentou 1.000%, passando de 548 em 2018 para 6.094 atualmente, segundo dados do Sistema Integrado de Gestão de Educação (Sigeduc). Ao todo, a rede estadual conta com 29.224 professores.
De acordo com o secretário de Administração, Pedro Lopes, o crescimento é atribuído à falta de concursos públicos e deve ser reduzido com a convocação dos aprovados no certame recente, cujo resultado será divulgado no dia 15 deste mês
Já a presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público da Administração Direta do Estado do Rio Grande do Norte (Sinsp), Janeayre Souto, criticou a prática de substituir professores efetivos por temporários, o que, para ela, gera aumento de gastos e fragiliza a educação. Além disso, defende contratações temporárias apenas para licenças ou afastamentos pontuais.
Quanto aos problemas mencionados, o governo informou que iniciará a convocação dos aprovados no concurso vigente até o final do ano e avaliará a possibilidade de ampliar as chamadas além do edital.






Deixe um comentário