Luiz Katu vai se tornar o primeiro indígena do Rio Grande do Norte a receber o título de Doutor Honoris Causa. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) vai homenageá-lo com o título na cerimônia que acontecerá nesta sexta-feira (8), às 15h30, no auditório do Campus Canguaretama. Essa é a segunda homenagem acadêmica recebida por Katu, que também já tem o título de Professor Honoris Causa.
Luiz Katu tem graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA). Atualmente, ele é professor da Escola Municipal Indígena João Lino da Silva e da Escola Municipal Indígena Alfredo Lima na aldeia Katu, nos municípios de Goianinha e Canguaretama. Luiz Katu liderou a luta pela implantação de uma escola indígena na comunidade de Canguaretama.Melhores cursos online
Escola João Lino da Silva
A Escola Municipal João Lino da Silva, em Canguaretama, foi a primeira escola indígena do Rio Grande do Norte e teve Luiz Katu como o primeiro diretor. Por lá, ele também exercia as funções de ser professor de etno-história. Reconhecida pelo Ministério da Educação e pelas secretarias municipal e estadual de Educação, a instituição tornou-se referência no RN no debate sobre implantação de escolas indígenas em outros territórios.
No ano passado, Katu recebeu o título de Professor Honoris Causa pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. A homenagem celebrou o aniversário de 56 anos da UERN e ficou marcada como a primeira vez em que a universidade estadual concedeu um título honorífico a uma personalidade indígena.
Deixe um comentário