Com o fechamento das urnas das eleições de 2024, o Partido dos Trabalhadores (PT) e outros partidos aliados conseguiram eleger mais de 100 prefeitos no Rio Grande do Norte. O resultado ressalta a força política da legenda no estado, onde também está presente na disputa pelo segundo turno em Natal com a deputada federal Natália Bonavides, com 110.483 votos no primeiro turno, o equivalente a 28,45% dos votos válidos
.O PT elegeu sete prefeitos e 10 vice-prefeitos, o maior número desde sua fundação em 1980. Em Currais Novos, o partido vai para seu terceiro mandato consecutivo com a vitória de Lucas Galvão da Cruz, coligado com PV, PCdoB, PSD, PSDB e Cidadania. A cidade tem 42.930 habitantes, situada na região do Seridó.
A governadora Fátima Bezerra, que comemorou o sucesso do partido no estado, destacou o avanço do PT em Natal, que vai ao segundo turno pela primeira vez desde 1996. Naquele ano, Fátima Bezerra foi candidata à Prefeitura, mas perdeu para Wilma de Faria.
Segundo a governadora, o resultado é fruto da unidade do partido e da campanha da candidata Natália Bonavides. “Natália demonstrou preparo e condição de se apresentar como candidata em Natal. O momento é de somar e ampliar as alianças”, afirmou.
Nas eleições deste domingo (6), foram definidos os novos prefeitos de 166 dos 167 municípios do Rio Grande do Norte. A única exceção é Natal, onde haverá segundo turno para escolha do prefeito.
O partido que conquistou o maior número de prefeituras foi o MDB, com 45 administrações municipais. Em seguida, o União Brasil elegeu 27 prefeitos, o PSD ficou com 21, e o Progressistas (PP) com 20. O PL garantiu 18 prefeituras, o PSDB obteve 15, e o PT, 7.
Com informações do Novo Notícias
Deixe um comentário