Inscrições estão abertas para a corrida, que acontecerá dia 25 de maio, na Ilha de Santana. Arrecadação irá apoiar programas de acolhimento e desenvolvimento de jovens e famílias na cidade
Caicó, maio de 2024 – A Aldeias Infantis SOS, organização global que lidera o maior movimento de cuidado do mundo, realiza a 1ª Corrida Solidária para celebrar os 45 anos de sua atuação na cidade de Caicó, Rio Grande do Norte. A prova será realizada dia 25 de maio (sábado), na Ilha de Santana, centro da cidade, às 16h30 (horário previsto para a largada). A corrida terá um único percurso, de 5km, permitindo que atletas iniciantes e experientes participem e contribuam com a causa da Infância.
Além de comemorar o aniversário da Organização, o evento vai angariar recursos para manter programas e serviços que viabilizam o compromisso da Aldeias Infantis SOS no município, como o acolhimento de crianças e adolescentes que perderam o cuidado parental e o Núcleo SOS de Apoio às Famílias, que oferece orientação familiar para pessoas em vulnerabilidade social.
A expectativa é que os recursos sejam investidos na preservação da infraestrutura, além da possibilidade de cobrir custos operacionais, despesas administrativas, entre outras necessidades da Organização.
“A corrida solidária é uma oportunidade de unir os moradores de Caicó de forma coletiva e colaborativa, celebrando e reconhecendo as conquistas e o impacto positivo que a Organização gerou para a comunidade caicoense ao longo de todos esses anos. Também é uma iniciativa de conscientização social sobre o trabalho humanitário que realizamos , destacando a importância na proteção e no bem-estar das crianças e famílias em situação de vulnerabilidade”, destaca Cintia Rayane da Silva, gestora de território do Rio Grande do Norte na Aldeias Infantis SOS.
Segundo ela, os organizadores do evento esperam que a ação provoque uma grande mobilização em torno dessa causa, promovendo a solidariedade e o engajamento cívico em prol do apoio aos jovens e às famílias em vulnerabilidade social na cidade. “Além disso, há o incentivo a um estilo de vida saudável, por meio da prática esportiva e que contribui para o bem-estar da comunidade”, conclui Cintia.
As inscrições para a corrida alusiva aos 45 anos da Aldeias Infantis SOS em Caicó devem ser realizadas por aqui.
Aldeias Infantis SOS em Caicó
A Aldeias Infantis SOS chegou à cidade de Caicó em 13 de maio de 1979, por iniciativa humanitária do padre australiano Edmund Kagerer (1938-2023), que sentiu a necessidade de estabelecer a Organização no município do semiárido nordestino para apoiar crianças, adolescentes e famílias locais.
A fundação da unidade no município contou com o engajamento da comunidade e suporte de alguns clubes da época. O terreno onde foram construídas as três primeiras casas lares, com recursos financeiros provenientes da Áustria, foi gentilmente cedido pela Cohab RN.
Com o início das atividades, o trabalho ganhou visibilidade e reconhecimento em toda a região. Em pouco tempo, o número de casas lares aumentou para 12, onde foram acolhidos cerca de 108 crianças e adolescentes à época, oriundas não apenas do Rio Grande do Norte, mas também dos Estados da Paraíba e da Bahia.
No início do ano 2000, a Aldeias Infantis SOS já contava com 17 casas lares em Caicó. Em 2003, iniciou-se a implementação dos serviços de Fortalecimento Familiar e Comunitário, que, a partir da identificação de potencialidades e necessidades das comunidades apoiadas, tinham o propósito de reduzir os índices de abandono e violação de direitos infantis.
Atualmente, a Organização oferece o serviço de Acolhimento para crianças e adolescentes e mantém o Núcleo SOS de Apoio a Famílias, que atende 35 famílias.
Serviço – 1ª CORRIDA 45 ANOS ALDEIAS INFANTIS SOS EM CAICÓ
Quando: 25 de maio, às 16h30
Onde: Ilha de Santana
Sobre a Aldeias Infantis SOS
A Aldeias Infantis SOS (SOS Children’s Villages) é uma organização global, de incidência local, que atua no cuidado e proteção de crianças, adolescentes, jovens e suas famílias. A Organização lidera o maior movimento de cuidado do mundo e atua junto a meninos e meninas que perderam o cuidado parental ou estão em risco de perdê-lo, além de desenvolver ações humanitárias.
Fundada na Áustria, em 1949, está presente em mais de 130 países. No Brasil, atua há 56 anos e mantém mais de 80 projetos, em cerca de 30 localidades de Norte ao Sul do país. Ao trabalhar junto com famílias em risco de se separar e fornecer cuidados alternativos para crianças e jovens que perderam o cuidado parental, a Aldeias Infantis SOS luta para que nenhuma criança cresça sozinha.
Para mais informações, acesse o site: www.aldeiasinfantis.org.br/
Informações à Imprensa
Máquina
aldeiasinfantis@maquinacohnwolfe.com
Deixe um comentário