Combate às hepatites virais é tema do Julho Amarelo em Natal

Compartilhe:


Ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais marcam o Julho Amarelo em Natal. Durante todo o mês, os serviços de saúde do município desenvolverão atividades relacionadas ao tema e ao Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, celebrado em 28 de julho. A abertura oficial da campanha ocorrerá na terça-feira (2), na Unidade Básica de Saúde de Vale Dourado, situada no Distrito Sanitário Norte II.

As hepatites virais são inflamações que afetam o fígado, podendo causar desde alterações leves até graves. No Brasil, os tipos mais comuns são causados pelos vírus A e B (que possuem vacinas de prevenção) e C. Em Natal, até dezembro de 2023, foram notificados 85 casos de hepatites virais. De janeiro a abril de 2024, já foram registrados 52 casos, conforme dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN).

A coordenadora do Núcleo Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais da SMS Natal ressalta a importância do mês para incentivar a conscientização sobre os sintomas da doença, a testagem para diagnóstico precoce e a vacinação. “Na maioria das vezes, as hepatites são infecções silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas. Se não descobertas e tratadas a tempo, podem causar sérios problemas de saúde, como cirrose ou câncer hepático, e até mesmo levar à morte. Por isso, é fundamental realizar testagens e manter a vacinação em dia”, comenta.

Embora a doença possa ser assintomática, alguns sinais podem indicar a presença da hepatite, como cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

Durante todo o mês de julho, as unidades de saúde de Natal promoverão diversas atividades alusivas ao tema da campanha, oferecendo ações como testes rápidos para detectar infecções pelos vírus B e C, atendimento médico, vacinação, palestras, aferição de pressão arterial e outros serviços de saúde.

Na terça-feira (2), a partir das 8h, ocorrerá a abertura da campanha na Unidade de Saúde Vale Dourado, localizada na Rua Irmã Vitória, 706, no bairro Nossa Senhora da Apresentação. O evento incluirá a distribuição de informativos e orientações sobre hepatites virais, rodas de conversa, realização de testes rápidos para hepatites B e C, vacinação e distribuição de preservativos femininos e masculinos.

Tipos de Hepatites Virais

Hepatite A: Relacionada às condições de saneamento básico e higiene pessoal. Geralmente é uma infecção leve e autolimitada, mas a gravidade e letalidade aumentam com a idade. A vacina contra a hepatite A é aplicada em dose única, disponível para crianças de 15 meses até 5 anos incompletos.

Hepatite B: Transmissão principalmente sexual. É uma infecção crônica e incurável, mas tratável pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A vacina contra a hepatite B é uma das primeiras administradas nos recém-nascidos. Para pessoas a partir de sete anos, o esquema vacinal completo consiste em três doses.

Hepatite C: Infecção crônica sem vacina disponível, mas com tratamento oferecido pelo SUS. A infecção pode se manifestar de forma aguda ou crônica, sendo esta última a mais comum e caracterizada por um processo inflamatório persistente no fígado.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2024. Portal Potiguar News. Todos os direitos reservados.