Cerca de 30 pessoas foram atendidas no início de janeiro em Touros, no litoral Norte do Rio Grande do Norte, com suspeita de intoxicação alimentar após consumirem peixes e outros animais marinhos em um restaurante da cidade.
A Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) investiga a possibilidade de ciguatera, intoxicação causada por toxinas de microalgas presentes em pescados.
Segundo a Secretaria de Saúde de Touros, 27 pacientes deram entrada no Hospital Ministro Paulo de Almeida Machado (HMPAM) com dores abdominais, náuseas e vômitos, após ingerirem cavala, arabaiana e bicuda no mesmo estabelecimento.
A Vigilância Sanitária recolheu amostras no dia 3 de janeiro, que foram enviadas ao Laboratório Central do Estado (Lacen) e a um laboratório de referência no Sul do país.
O restaurante chegou a ser fechado para apuração, mas foi reaberto após cumprir os protocolos sanitários e não apresentar irregularidades.
A prefeitura informou que novos detalhes só serão divulgados após a conclusão dos laudos e reforçou que a orientação é manter o consumo de pescado, com atenção à procedência.






Deixe um comentário