Cálculo eleitoral aponta possíveis transferências de voto para Governo e Senado no RN

Compartilhe:


Por Saulo Medeiros

Um especialista em estatística, que preferiu não se identificar, avaliou que a eleição para o Senado no Rio Grande do Norte em 2026 será uma das mais acirradas do país, principalmente quando o tema é transferência de votos.

Segundo a análise, uma possível dobradinha entre o senador Styvenson Valentim (PSDB) e o ex-prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), pode representar forte obstáculo aos planos da governadora Fátima Bezerra (PT) e da senadora Zenaide Maia (PSD), que tentará a reeleição.

Pesquisas internas indicam que 80% dos eleitores de Styvenson tendem a apoiar Álvaro Dias para o Senado. No cenário para o Governo, esse índice sobe para 85%, aguardando a definição entre Rogério Marinho (PL) e o próprio Álvaro Dias.

No recorte geral, apenas 11% dos eleitores de Styvenson migrariam para Zenaide Maia, enquanto a senadora é a segunda opção de 40% dos eleitores de Fátima Bezerra. Já 65% dos eleitores de Zenaide consideram Styvenson como alternativa, e entre os apoiadores de Álvaro Dias, quase a totalidade (96%) aponta o senador como primeira e segunda escolha.

Outro dado relevante mostra que 60% do eleitorado pretende votar em um candidato da oposição, contra 20% favoráveis à base governista. Os outros 20% permanecem indecisos, oscilando conforme o cenário.

No campo da transferência de votos para o Governo, Zenaide Maia atrai 52% dos eleitores de Allyson Bezerra (União Brasil) como opção primária. Já Styvenson aparece com 35% e Fátima Bezerra com 10%. Entre os eleitores de Rogério Marinho, 70% sinalizam apoio a Styvenson, 20% a Álvaro Dias, 7% ao Coronel Hélio e 3% a Zenaide.

Cenários de alianças

O especialista também simulou alguns possíveis composições consideradas competitivas:

Allyson Bezerra para o Governo, com Styvenson Valentim e Álvaro Dias para o Senado – 72% de chance de vitória no geral.

Allyson Bezerra para o Governo, com Styvenson Valentim e Zenaide Maia para o Senado – 75% de chance de vitória.

Styvenson Valentim candidato ao Governo, com Álvaro Dias e Zenaide Maia para o Senado – Styvenson teria 80% de chance de vitória ao Executivo; Álvaro, 50% ao Senado; e Zenaide, 60% de chances de reeleição.

Já em uma simulação com Rogério Marinho para o governo, o levantamento mostrou que o senador teria 40% de chances de ser eleito governador, enquanto Styvenson e Álvaro Dias, teriam 70% e 50% respectivamente.

No campo da situação, 90% dos eleitores que afirmam votar em Cadu Xavier, votam em Fátima Bezerra para o Senado Federal. Já os eleitores que preferem Fátima ao Senado, 40% tem como preferência de segundo voto, o senador Styvenson Valentim e apenas 15% preferem Zenaide.

Em um possível cenário com três candidaturas, o atual prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, teria 40% de chance de ser eleito, Rogério Marinho (30%), Álvaro Dias (30%) e Cadu Xavier(10%).

O especialista ressalta que o levantamento reflete apenas o momento atual e que, à medida que se aproxima o pleito, a definição do eleitor tende a se consolidar, principalmente em torno de eventuais dobradinhas eleitorais. Para o levantamento foi estimado uma margem de erro de 5% nas últimas dez pesquisas divulgadas entre junho e setembro de 2025. Pesquisas dos Institutos Agora Sei e Seta ficaram de fora do estudo por falta acesso aos relatórios.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2024. Portal Potiguar News. Todos os direitos reservados.