Metrô de Madrid às escuras com apagão | Foto: El País
Autoridades da Espanha e de Portugal investigam a possibilidade de um ciberataque no apagão que atingiu os dois países e mais partes da Europa nesta segunda-feira (28).
Quem abordou o assunto primeiro foi o ministro Adjunto e da Coesão Territorial português, Manuel Castro Almeida, destacando que toda a situação ‘é compatível com um ciberataque’.
‘Sei que abrange vários países da Europa – Portugal, Espanha, França e Alemanha e creio que Marrocos. Em grande escala e pela dimensão que tem, é compatível com um ciberataque. Mas é uma informação não confirmada’, disse em entrevista à RTP.
Além disso, o Instituto Nacional de Cibersegurança da Espanha, o Incibe, também investiga a possibilidade de um ciberataque. Eles estão, no momento, analisando dados e indo até centrais de energia para entender o grau da situação. A informação é do jornal El País.
Diversos países da Europa, entre eles Espanha, Portugal , França, Polônia, Marrocos e Finlândia, estão com relatos de grandes interrupções de energia em diversas cidades do país.
Deixe um comentário